sábado, 2 de agosto de 2008

a folha que sobrou do caderno



na maioria dos artigos e sites mencionados aqui pode-se perceber que, quando se fala de desenvolvimento, de crescimento econômico e industrial, de inovação, e do design como ferramenta para tudo isso, em geral não se fala simplesmente de design, mas de bom design. e bom design parece estar faltando com a multiplicação indiscriminada de cursos de design no país, como aponta o documentário acima, "a folha que sobrou do caderno", produzido com muita competência por jovens designers recém-saídos da universidade (– donde se conclui que ainda há esperança?).

posso até não concordar com algumas generalizações de problemas e idealização de soluções feitas em depoimentos ao longo dos 30 minutos do documentário, mas ele é, sem dúvida nenhuma, uma ótima contribuição para a discussão sobre o bom ensino de design, que é ferramenta fundamental para alcançarmos esta qualidade almejada, de uma maneira mais ampla e generalizada.

o filme tem uma extensa ficha de produção, mas tem roteiro e direção de alexander czajkowski, mauro alex rego e gabriel costa rodrigues, e foi realizado pelo boana estúdio. parabéns aos novos designers que nascem vendo pelos seus próprios olhos e pensando muito!

"para pensamentos novos é preciso gente que trabalhe com as mãos" (bertold brecht, citado no filme)

Um comentário:

gabriel patrocínio disse...

ontem tivemos um debate sobre o documentário na esdi, do qual eu fui convidado a participar. e o resultado foi ótimo, como era de se esperar. bom saber que temos muitos alunos antenados e preocupados com mudanças bem estruturadas, e não apenas superficiais, de aparência.